Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha


Creative Commons - Sugestão de Uso para Autores

2 participantes

 :: Off-Fóruns :: Geral

Ir para baixo

Creative Commons - Sugestão de Uso para Autores Empty Creative Commons - Sugestão de Uso para Autores

Mensagem por L.S. Grifiths 31/12/2012, 2:26 pm

Olá povo, para aqueles que têm dificuldade de organizar os termos de seus disclaimers e/ou gostariam de algo um pouco mais oficial, recomendo o uso de uma licença Creative Commons. Aqui está um pedaço da descrição desse tipo de licença, retirada do site da Creative Commons e traduzida pela minha pessoa :

O que é Creative Commons?
Creative Commons é uma fundação sem fins lucrativos que possibilita o compartilhamento e usa de criatividade e sabedoria através de ferramentas livres e legais.

Nossa livre e de fácil uso licença de Direitos Autorais provém uma simples e padronizada maneira de dar uma permissão pública para compartilhar e usar seus trabalhos criativos - em condições de sua escolha. Uma licença CC permite que você facilmente mude seus termos de Direitos Autorais do conhecido "Todos os direitos reservados" para "Alguns direitos reservados".

Uma licença Creative Commons não são uma alternativa para os Direitos Autorais. Ela trabalha ao lado dos Direitos Autorais para possibilitar a você modificar seus termos de Direitos Autorais para o melhor modo a suprir suas necessidades.

A descrição completa pode ser lida aqui (em inglês).

Para aqueles que se interessaram, você pode personalizar e criar uma para a sua obra neste endereço: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] .

A não ser que Lady Alface altere as configurações do fórum para que seja permitido o uso de códigos HTML, o código pronto se torna inútil. Em breve publicarei um rápido tutorial de como colocar a licença aqui sem o uso de HTML.

É claro, essa licença pode ser usada em qualquer coisa, e seria - pelo menos de forma provisória - uma boa alternativa para ser usada no licenciamento do fórum.

L.S. Grifiths
L.S. Grifiths
L.S. Grifiths
Novato
Novato

Status : Escrevendo Niraig 4.0 - O mapa ficou tão legal *_*
Classe : Escritor
Masculino
Mensagens : 130
Pontos : 149

http://niraig.worpress.com

Ir para o topo Ir para baixo

Creative Commons - Sugestão de Uso para Autores Empty Re: Creative Commons - Sugestão de Uso para Autores

Mensagem por Alface 31/12/2012, 6:50 pm

O Creative Commons é bom. Porém não é tão útil como se imagina.
Eu tenho uma licença, porém, isso não protege minha obra do plágio. O CC é só uma forma de "assustar" os copycats. Não sei se será tão útil no fórum. Mas em obras, livros, vídeos e imagens é uma boa forma de tentar evitar cópias.
Porém o único meio de realmente evitar cópias é registrando na Biblioteca Nacional.
Alface
Alface
Staff
Staff

Status : Mother Nature's slaughtered me... - I May Again Know John, John Frusciante.
Classe : Escritor
Feminino
Mensagens : 393
Pontos : 559

http://www.lealface.weebly.com

Ir para o topo Ir para baixo

Creative Commons - Sugestão de Uso para Autores Empty Re: Creative Commons - Sugestão de Uso para Autores

Mensagem por L.S. Grifiths 1/1/2013, 3:09 pm

Alface escreveu:O Creative Commons é bom. Porém não é tão útil como se imagina.

Sim, realmente não é uma garantia 100%. Mas, quando não se pode ter uma licença mais "oficial" ou ainda não teve tempo de fazê-la, pode-se usar o CC, mesmo que temporariamente.
L.S. Grifiths
L.S. Grifiths
Novato
Novato

Status : Escrevendo Niraig 4.0 - O mapa ficou tão legal *_*
Classe : Escritor
Masculino
Mensagens : 130
Pontos : 149

http://niraig.worpress.com

Ir para o topo Ir para baixo

Creative Commons - Sugestão de Uso para Autores Empty Re: Creative Commons - Sugestão de Uso para Autores

Mensagem por Alface 1/1/2013, 6:33 pm

Sim, mas é mais recomendado registrar na BN. Vou mandar a real: o CC não serve pra nada, só pra assustar plágiadores de primeira viagem.
Mesmo assim, eu uso hihihi.
Alface
Alface
Staff
Staff

Status : Mother Nature's slaughtered me... - I May Again Know John, John Frusciante.
Classe : Escritor
Feminino
Mensagens : 393
Pontos : 559

http://www.lealface.weebly.com

Ir para o topo Ir para baixo

Creative Commons - Sugestão de Uso para Autores Empty Re: Creative Commons - Sugestão de Uso para Autores

Mensagem por Alface 18/1/2013, 12:32 pm

Tópico movido para o fórum Geral.
Alface
Alface
Staff
Staff

Status : Mother Nature's slaughtered me... - I May Again Know John, John Frusciante.
Classe : Escritor
Feminino
Mensagens : 393
Pontos : 559

http://www.lealface.weebly.com

Ir para o topo Ir para baixo

Creative Commons - Sugestão de Uso para Autores Empty Re: Creative Commons - Sugestão de Uso para Autores

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 :: Off-Fóruns :: Geral

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos