Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha


Tutoriais de Narrativa

4 participantes

Ir para baixo

Tutoriais de Narrativa Empty Tutoriais de Narrativa

Mensagem por Alface 19/4/2012, 1:02 pm

TUTORIAL DE NARRATIVA - AULA 1: PARAGRAFAÇÃO


Resolvi começar esse tutorial mais cedo para noooooossa alegriaaaa! para a felicidade de todos, e cada dia estou olhando erros ortográficos em fanfics de vários sites, seja aqui neste ou em outros. Começarei falando sobre a paragrafação, que é algo muitíssimo importante no desenvolvimento do seu texto. Bem, vamos pular para a parte teórica!


1. Elabore bem o parágrafo.
Para escrever um parágrafo bom, você precisa pensar na cena e depois colocá-la em forma de texto, mas lembre-se que cada parágrafo possui um assunto! Você não pode começar falando sobre como são as características físicas do personagem e no mesmo parágrafo, pular para uma cena de luta, mas é possível que você possa falar sobre as características físicas do personagem e depois, sobre um pouco da vida deste no mesmo parágrafo. Quando finalmente elaborar a cena, escreva.

2. Leia seu parágrafo.
Agora que você já terminou de escrever seu parágrafo, leia-o e confira se está tudo certo, se não há nenhum erro ortográfico ou outras coisas. É importante que a média de linhas dos parágrafos seja de quatro linhas, no máximo seis.

3. Cuidado com parágrafos longos!
Parágrafos de sete linhas ou mais são considerados parágrafos longos e é bom ter cuidado com eles, afinal, parágrafos longos cansam o leitor. Não digo que eles são ruins - pelo contrário! -, só digo para usá-los com moderação, do contrário, sua história irá ficar uma coisa chata de ler.

4. Jamais junte falas com os parágrafos.
Uma coisa que você NUNCA deve fazer é juntar fala nos parágrafos, por exemplo:

N entra na casa de C e vê tudo desarrumado, tanto que até exclamou: - Como está desarrumada sua casa!

JAMAIS façam isso, como demonstrado acima, porém há exceções:

N entra na casa de C e vê tudo desarrumado, tanto que até exclamou "Como está desarrumada sua casa!"

Reparem que substituí o travessão pelas aspas, e isto é consideravelmente aceitável.

*****************************

Como estamos no final deste tutorial básico, irei dar um exemplo de um bom parágrafo:

"O rapaz entrou apressadamente pela porta, com uma expressão que sugeria extrema inquietude. Ouviu o soar do telefone e caminhou em direção a este, pegou-o e o levou até a orelha. Ouviu ruídos incompreensíveis no aparelho e colocou-o de volta à base, com as mãos trêmulas. Estava completamente apavorado, com o coração pulsando a mil por segundo, mas resolveu se acalmar, afinal, os sons poderiam não significar nada."

Bem, boa sorte nos seus textos! Até o próximo tutorial!


Última edição por G. C. Hastenreiter em 7/9/2012, 4:32 pm, editado 2 vez(es)
Alface
Alface
Staff
Staff

Status : Mother Nature's slaughtered me... - I May Again Know John, John Frusciante.
Classe : Escritor
Feminino
Mensagens : 393
Pontos : 559

http://www.lealface.weebly.com

Ir para o topo Ir para baixo

Tutoriais de Narrativa Empty Re: Tutoriais de Narrativa

Mensagem por Alface 19/4/2012, 8:28 pm

Gostaria de pedir desta vez que comentassem neste tutorial e que pedissem qual será os próximos temas. Eu irei postar a maioria e em ordem de comentário (por exemplo, se você foi o primeiro a comentar, o próximo tutorial será sobre o seu tema).
Alface
Alface
Staff
Staff

Status : Mother Nature's slaughtered me... - I May Again Know John, John Frusciante.
Classe : Escritor
Feminino
Mensagens : 393
Pontos : 559

http://www.lealface.weebly.com

Ir para o topo Ir para baixo

Tutoriais de Narrativa Empty Re: Tutoriais de Narrativa

Mensagem por L.S. Grifiths 19/4/2012, 8:45 pm

Muito bom o tutorial!Ótimo!Com certeza vai ajudar muita gente(já esta me ajudando!)!

Sobre o tema, acho que você devia dar uma olhada pelas fics e ver os erros mais cometidos, começa por esses.
L.S. Grifiths
L.S. Grifiths
Novato
Novato

Status : Escrevendo Niraig 4.0 - O mapa ficou tão legal *_*
Classe : Escritor
Masculino
Mensagens : 130
Pontos : 149

http://niraig.worpress.com

Ir para o topo Ir para baixo

Tutoriais de Narrativa Empty Re: Tutoriais de Narrativa

Mensagem por Alface 19/4/2012, 8:50 pm

Sim, estou fazendo isso, mas queria uma sugestão mais específica, mesmo assim, obrigada por comentar!

------------

EDIT: A próxima aula será sobre pontuação, e espero que muita gente leia, porque já visualizei alguns problemas como estes aqui no fórum!
Alface
Alface
Staff
Staff

Status : Mother Nature's slaughtered me... - I May Again Know John, John Frusciante.
Classe : Escritor
Feminino
Mensagens : 393
Pontos : 559

http://www.lealface.weebly.com

Ir para o topo Ir para baixo

Tutoriais de Narrativa Empty Re: Tutoriais de Narrativa

Mensagem por Alface 20/4/2012, 2:48 pm

TUTORIAL DE NARRATIVA - AULA 2: PONTUAÇÃO E CARACTERES ESPECIAIS


Vamos começar com a introdução básica de hoje. Bem, elaborei esta aula porque já vi problemas assim aqui no fórum, e se você tem esse problema, não se sinta culpado, nem nada, saiba que faço isso para ajudar vocês, então preparei essa aula não só para vocês, mas para todos os outros usuários. Bem, vamos começar de uma vez.


1. O básico.
Bem, o importante de aprender a escrever corretamente neste ponto, é saber o básico, ou como sempre digo, a parte teórica, que será muito importante aqui. Bem, o básico é o seguinte: Após uma pontuação, dê um espaço e volte a escrever, do jeito que eu faço nesse parágrafo. Após ler esse parágrafo, tente escrever alguma coisa e veja se já dá para você melhorar bastante a escrita, mas se não der, continue a ler.

2. Usando exemplos.
Se está lendo isso, certamente não conseguiu de primeira, então vamos continuar. Já que você não conseguiu aprender só com a teoria, vamos usar exemplos. Vejam os modos de escrever errados abaixo.
-Olá,amigo,como você esta?Bem?
- Olá , amigo , como você está ? Bem ?
Os dois casos são diferentes, então irei explicar um por um. Comecemos com o primeiro, claro. Para corrigi-lo é bem simples, basta clicar ao lado direito da pontuação e dê um espaço, e vai ficar deste modo:
- Olá, amigo, como você esta? Bem?
Caso não saiba onde clicar, veja o exemplo a seguir (o asterisco é o lugar onde você deverá clicar):
,*
Agora vamos corrigir o segundo caso. Neste, as pontuações estão com um espaçamento a mais, que vem logo depois da frase. A pontuação deve estar colada com a palavra anterior e separada da palavra sucessora, então clique no lado ESQUERDO da pontuação, como no exemplo a seguir (o asterisco representa o lugar que você deverá clicar):
*,
Após clicar, apague um espaço e prontinho!

OBS: As regras acima também valem para o travessão (-) e para os parênteses [()].

*********************

Agora certamente você conseguiu entender, então vá praticar! Se não entender ainda, leia bastante esta aula e pratique escrevendo textos curtos, até aprender!

Boa sorte e até a próxima aula!
Alface
Alface
Staff
Staff

Status : Mother Nature's slaughtered me... - I May Again Know John, John Frusciante.
Classe : Escritor
Feminino
Mensagens : 393
Pontos : 559

http://www.lealface.weebly.com

Ir para o topo Ir para baixo

Tutoriais de Narrativa Empty Re: Tutoriais de Narrativa

Mensagem por L.S. Grifiths 20/4/2012, 5:19 pm

Ótimo tutorial! Quando escrevia só dava espaços depois da virgula, mas agora, vou começar a fazer isso depois de todos os sinais! Vou dar uma olhada nas fics daqui e depois edito para dar uma sugestão de tutorial!
L.S. Grifiths
L.S. Grifiths
Novato
Novato

Status : Escrevendo Niraig 4.0 - O mapa ficou tão legal *_*
Classe : Escritor
Masculino
Mensagens : 130
Pontos : 149

http://niraig.worpress.com

Ir para o topo Ir para baixo

Tutoriais de Narrativa Empty Re: Tutoriais de Narrativa

Mensagem por Alface 20/4/2012, 5:29 pm

Isso aí, Lucas! Seu comentário ficou bem mais organizado agora, mas não precisa editar as fanfics não, porque já betei tudo! Espero você na próxima aula!
--------------

EDIT: Próxima aula será sobre criar capítulos longos e "controlar" o número de palavras deste! Talvez eu poste ele hoje mesmo, porque é uma aula que eu estou muito ansiosa para escrever!
Alface
Alface
Staff
Staff

Status : Mother Nature's slaughtered me... - I May Again Know John, John Frusciante.
Classe : Escritor
Feminino
Mensagens : 393
Pontos : 559

http://www.lealface.weebly.com

Ir para o topo Ir para baixo

Tutoriais de Narrativa Empty Re: Tutoriais de Narrativa

Mensagem por Alface 20/4/2012, 10:49 pm

TUTORIAL DE NARRATIVA - AULA 3: DESENVOLVIMENTO DOS CAPÍTULOS


Essa era uma aula que eu já ansiava para fazer, e consegui! Acho que bastante gente irá gostar dessa aula, pois é minha preferida. Agora chega de delongas e vamos passar pra aula de uma vez.


1. Crie tópicos.
Antes de começar a escrever o capítulo, é essencial que você crie tópicos para resumir o que irá acontecer nele, então você pode começar assim:
Nome do Capítulo


- X conversa com Y.

- Y mata X.

- A polícia vem e prende Y.
É basicamente aquilo acima, mas com muito mais tópicos. O recomendado é que você escreva no máximo sete, cada tópico com um única cena, e dará em torno de uma três mil palavras à quatro mil, se forem cenas não muito longas, mas não muito curtas. Porém, se você optar por escrever capítulos ainda mais longos, com tópicos de duas ou mais cenas, cada uma com cerca de mil palavras, escreva no máximo cinco tópicos.
Posso até me citar como exemplo, afinal, estou começando a usar a segunda técnica e tenho oito tópicos para escrever, sendo que ainda nem terminei nenhum. Cada tipo de tópico possui seu lado positivo e negativo. O primeiro estilo é melhor, pois exige menos criatividade do autor (ou seja, mais fácil de colocar as ideias no papel) e é mais rápido para acabar (cerca de três ou dois dias), mas as vezes fica muito corrido, indicando claramente que o autor teve pressa em escrever.
Já o outro estilo é mais complicado, exige muito do autor, é bem mais complicado colocar as ideias no papel e demora para acabar (não sei quanto tempo, quando eu tiver uma média, posto aqui), mas é bem mais trabalhado e certamente, seus leitores irão gostar do resultado.
Uma dica para quem está com falta de criatividade é escrever a primeira coisa que lhe vier a mente, geralmente funciona, mas não use caso seja impossível de ocorrer ou se isso implica algum acontecimento futuro na história.
Também é importante que você não divulgue seus tópicos pra ninguém, se não, você pode correr o risco de ter os spoilers da sua história sendo espalhados pra tudo quanto é canto, então tenha cuidado!

2. Desenvolvimento do texto.
Agora que já selecionou qual estilo de tópicos você vai usar, hora de escrever o capítulo. Começamos com duas dicas que irão te ajudar muito: Use o Word ao escrever e sempre com um dicionário (ou entre no dicio.com.br) em mãos! Mas posso escrever no papel? Não. Escrever no papel é bem pior, porque você acha que escreveu quinhentas palavras mas escreveu cem. Mas sobre escrever com um dicionário em mãos, essa dica ajudou-me muito a escrever meus poemas e está me ajudando agora com o próximo capítulo da minha história! Outra coisa crucial na hora da escrita é seguir o seu Plano de Tópicos (acabei de inventar esse nome) a risca, sem alterar nada escrito anteriormente.

3. Tamanho do capítulo.
Eu prefiro capítulos de três mil e cem palavras à sete mil, mas caso você faça um capítulo com oito mil palavras, separe-o em dois, cada um com quatro mil palavras.

4. Fim do capítulo.
Após escrever tudo, confira pra ver se não tem nenhum acontecimento diferente do Plano de Tópicos, nenhum erro ortográfico e tal, e após revisar tudo, poste sem medo.

******************

Bem, terminamos aqui a aula de hoje (mentira, é de amanhã), espero que tenham gostado e até o próximo tutorial! Boa sorte com suas histórias!
Alface
Alface
Staff
Staff

Status : Mother Nature's slaughtered me... - I May Again Know John, John Frusciante.
Classe : Escritor
Feminino
Mensagens : 393
Pontos : 559

http://www.lealface.weebly.com

Ir para o topo Ir para baixo

Tutoriais de Narrativa Empty Re: Tutoriais de Narrativa

Mensagem por Lord Drago 25/4/2012, 3:15 pm

sim, realmente a colocação da virgula é um problema.
#belo trabalho#
mas agora, o tamanho dos capítulos é um assunto polêmico pois capítulos muito pequenos as vezes geram infantilismo para uns.(não sei meu caso mas...)e muito grandes as vezes os deixam mais maduros
#bom trabalho, mas cuidado ao afetar a "massa" com assuntos polêmicos pois pode acabar gerando discussão... fica a dica: lembre -se da faixa étaria nas suas fics né não?#
Lord Drago
Lord Drago
Novato
Novato

Status : e em nova zasal
Classe : Escritor
Masculino
Mensagens : 187
Pontos : 180

http://www.626a.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Tutoriais de Narrativa Empty Re: Tutoriais de Narrativa

Mensagem por Alface 25/4/2012, 4:59 pm

Sim xenox, é bem polêmico, e agora que deu a ideia, quem sabe eu faça uma aula só sobre faixa etária e coisas do tipo.
Alface
Alface
Staff
Staff

Status : Mother Nature's slaughtered me... - I May Again Know John, John Frusciante.
Classe : Escritor
Feminino
Mensagens : 393
Pontos : 559

http://www.lealface.weebly.com

Ir para o topo Ir para baixo

Tutoriais de Narrativa Empty Re: Tutoriais de Narrativa

Mensagem por Lord Drago 26/4/2012, 12:30 pm

boa...
polêmica sempre deve ser analisada á parte....

------------------

EDIT:
CEREAL KILLER DIZ:

se precisar de ajuda com poemas(apenas palavrinhas mais complicadas e estrutura)
ou para criar um paradoxo, reviravolta, ou mistério com pistas que indicaram um outro personagem mas tem uma fraca ligaçao com outros...
quero ajudar em um de seus "projetos"


é só pedir ok?
Lord Drago
Lord Drago
Novato
Novato

Status : e em nova zasal
Classe : Escritor
Masculino
Mensagens : 187
Pontos : 180

http://www.626a.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Tutoriais de Narrativa Empty Re: Tutoriais de Narrativa

Mensagem por Alface 11/7/2012, 6:46 pm

Voltei aqui neste tópico! Venho avisar que... Tutoriais de Narrativa voltarão! E para aquecer o pessoal que ficou muito tempo sem dar uma "estudada" neste tópico, mandarei uma série de exercícios que vi no lendo.org, mas fiz algumas alterações.

Spoiler:
Fonte dos exercícios: lendo.org.

EDIT: Mudamos algumas coisas no TdN! Por exemplo, eu serei somente a redatora daqui e o Mu Targaryen será o avaliador. Já o(a) coordenador(a) está mediante aprovação do(s) escolhido(s).
Alface
Alface
Staff
Staff

Status : Mother Nature's slaughtered me... - I May Again Know John, John Frusciante.
Classe : Escritor
Feminino
Mensagens : 393
Pontos : 559

http://www.lealface.weebly.com

Ir para o topo Ir para baixo

Tutoriais de Narrativa Empty Re: Tutoriais de Narrativa

Mensagem por Alface 12/7/2012, 12:21 pm

Bem, hoje provavelmente será minha última aula aqui. Sad
Mas não se preocupem, que em breve, escolheremos um outro coordenador para o TdN, e eu serei somente a redatora. Creio que a temática e o método de ensino do próximo coordenador será bem diferente. Eu já ensinei o básico da narrativa, e a ortografia é por sua conta (ou do próximo coordenador, caso ele resolva ensinar sobre isso). Mas caso tenha problemas com ortografia, mandem-me suas dúvidas por MP ou entre no tutorial do Brasil Escola aqui, com várias dicas para a boa gramática.
Enfim, darei início ao meu último tutorial aqui. Prestem bastante atenção nesta pois ela é REGRA GERAL, além de conter um resumo de todas as aulas anteriores!


TUTORIAL DE NARRATIVA - AULA 4: REGRA GERAL


PARAGRAFAÇÃO
Como eu já havia ensinado no primeiro tutorial, elabore sempre bons parágrafos. Imagine a cena e transcreva-a em forma de texto, mas não imagine somente a cena. Coloque sentimentos, emoções e outros. Enfim, deixe o mais detalhado possível. Após terminar, leia-o e faça as correções, caso necessárias, mas cuidado com parágrafos longos! Ah, e venho notificar uma errata: você pode sim, juntar as falas nos parágrafos, seja com travessão (embora não seja muito usada) ou aspas. Por último, junte TODAS as ideias em um parágrafo só, não fique "cortando-o" (faça isso caso ele fique grande demais, mas caso isso não aconteça, deixe do jeito que está).

PONTUAÇÃO
Saiba o básico da ortografia para para poder usá-las. Use vírgulas somente quando foi explicar algo ou ir para outra frase, e SEMPRE dê um espaço após uma pontuação, seja ela vírgula, dois pontos, ponto final, ponto e vírgula, travessão, etc.

DESENVOLVIMENTO DOS CAPÍTULOS
Utilize as informações do tutorial de paragrafação, e empenhe-se. Não se preocupe com o tempo - demore, caso seja necessário. Escreva no Office Word com a nova ortografia, mas se não tiver tempo de instalar - ou se não tiver dinheiro mesmo - utilize o antigo, mas preste atenção, e utilize um dicionário com a nova ortografia. Faça tópicos para separar os assuntos do capítulo e logo, escreva-o. Quando você achar bom, poste-o.

REPETIÇÃO DE TERMOS
Eu sempre fui ruim com isso, mas já estou melhorando. Isso é simples: termine o parágrafo e releia-o. Caso encontre termos repetidos, troque-o por outro ou o apague. Algo simples, mas que pode melhorar consideravelmente sua escrita.

VOCABULÁRIO
Sempre, mas SEMPRE tenha um dicionário perto de você quando for escrever. Assim, você pode substituir palavras comuns por outras de fácil compreensão, porém menos coloquiais (por exemplo: trocar o "porém" por "quiçá"). Evite os jargões, que são gírias ("tá" em vez de "está"), abreviações de palavras ("Sr." em vez de "senhor"), entre outros.

DIÁLOGOS
Sempre especifique a pessoa que fala ("- Olá senhor - disse Fulano.") ou ("Fulano diz: - Olá senhor."). Para não ficar repetitivo, as vezes coloque uma característica, por exemplo: se um personagem for ruivo, coloque a fala, e depois, algo como "disse o ruivo" ou outra característica. Se quiser, também coloque uma ação de um personagem e logo depois uma fala, que o leitor indicará como sendo a do personagem que efetuou a ação, como: "O gordo riu. - Irei matá-lo."

PALAVRAS DE SIGNIFICADO ERRÔNEO
Mais uma vez apelo para o dicionário para isso. Às vezes, a pessoa usa uma palavra e a coloca em outra, mas não percebe que o contexto usado fica completamente diferente! Não entendeu? Lá vai: "O homem desintegrou-se em milhares de pedaços." Completamente errado. No caso, o termo "desintegrou-se" (que significa virar pó, dissolver) deveria ter sido trocado por "explodiu" (sem o "se", porque "explodiu-se" parece um pleonasmo), que é a palavra certa no contexto utilizado.

CARACTERIZAÇÃO
Não tenho muito a falar neste ponto, somente para utilizar adjetivos para caracterizar algo, mas cuidado: adjetivos em excesso deixa a leitura repetitiva e cansativa, então procure moderar.

========

Bem, é só isso. Eu coloquei tudo que eu sei para melhorar seu texto, mas não utilize só isso, vá ao Google, procure exercícios de redação, leia livros, procure treinar mais! Bem, espero que até a próxima aula, todos tenham aprendido sobre o que postei acima, que será essencial para o quinto tutorial. Até mais!
Alface
Alface
Staff
Staff

Status : Mother Nature's slaughtered me... - I May Again Know John, John Frusciante.
Classe : Escritor
Feminino
Mensagens : 393
Pontos : 559

http://www.lealface.weebly.com

Ir para o topo Ir para baixo

Tutoriais de Narrativa Empty Re: Tutoriais de Narrativa

Mensagem por Alface 19/7/2012, 1:18 pm

Já temos o novo coordenador do TdN: xenox_drago!
Alface
Alface
Staff
Staff

Status : Mother Nature's slaughtered me... - I May Again Know John, John Frusciante.
Classe : Escritor
Feminino
Mensagens : 393
Pontos : 559

http://www.lealface.weebly.com

Ir para o topo Ir para baixo

Tutoriais de Narrativa Empty Re: Tutoriais de Narrativa

Mensagem por Alface 7/9/2012, 4:43 pm

TUTORIAIS DE NARRATIVA - AULA 5: EXERCÍCIOS DE MISTÉRIO


Nesse primeiro caso trabalhar o suspense é o ideal, tratando se de uma cena final ou não. Caso deseje ter seus exercícios avaliados, poste as respostas para cada pergunta aqui (nas tags de spoiler) para que o corretor avalie suas respostas e dê sua nota, com dicas para você.


1 - Transcreva uma cena entre o encontro de dois prováveis ladrões e/ou Assassinos, coloque se no lugar de um deles quando for se tratar de 1° pessoa. Teste também a possibilidade de seu narrador personagem ser o vilão, como uma confissão secreta.

2 - Tente imaginar uma cena em que há a ilusão, um personagem esconde algo dos outros, todos são mentirosos.

3 - Pense em todos os personagens. Anote e descreva o máximo sobre o psicológico e físico de cada um, varie. Ah, também se possível, anote algumas suspeitas e pistas que poderá incriminar os personagens, no caso de um mistério.

4 - Descreva o cenário com perfeição, quando quiser tirar a atenção de uma pista e deixe sua descrição mais vaga, assim podendo descartá-la no futuro.

5 - Pesquise sobre formas de escrever, de descrever, de planejar, pesquise sobre o gênero que planeja escrever e nos autores mais condecorados por gênero.

6 - Nunca se esqueça que cada autor tem seu estilo o que torna as obras únicas, mas é bom não transitar entre esses modos. Então escreva pequenos trechos para descobrir seu estilo.

7 - Tente usar algum texto de escola, desenho ou poema que tenha escrito, invente uma história que o descreva, crie rascunhos e não se preocupe com o resultado final.

8 - Vá para o parque ou uma praia, e leve um bloquinho junto, se divirta, e deixe a imaginação fluir, geralmente quando nos descontraímos, vemos, ouvimos ou imaginamos algo que pode se tornar uma grande obra.


Feito por xenox_drago. Corrigido e postado por G. C. Hastenreiter.
Alface
Alface
Staff
Staff

Status : Mother Nature's slaughtered me... - I May Again Know John, John Frusciante.
Classe : Escritor
Feminino
Mensagens : 393
Pontos : 559

http://www.lealface.weebly.com

Ir para o topo Ir para baixo

Tutoriais de Narrativa Empty Re: Tutoriais de Narrativa

Mensagem por Alface 30/9/2012, 4:34 pm

TUTORIAIS DE NARRATIVA - AULA 6: EXERCÍCIOS DE TERROR


1 - Tente descrever o protagonista e o antagonista, nas histórias atuais geralmente o autor não evidencia uma distinção entre eles. Uma boa dica é esboçá-los e evidenciar a tenção entre eles.

2 - Os personagens em geral possuem tensão entre eles, pense em mais de uma e as anote.

3 - Em uma historia de terror ou suspense atual, tente pensar em locais de viagens, como postos ou mercados a beira de estradas, é mais fácil imaginar conflitos, defeitos técnicos e mistérios envolvendo esses lugares pouco conhecidos. Pesquise sobre eles, veja fotos e tente descrevê-los com detalhes.

4 - Para descrever a morte, às vezes o autor abusa de descrições até o ultimo sopro. Mas vale lembrar na narrativa que o que comove quando há uma mote é que os leitores reflitam na vida da pessoa e que isso não servirá, ou seja um personagem importante ou corajoso.

5 - Pense e escreva o enredo e depois adentre. Um exemplo é separar em Atos como no teatro. Ex.: “Ato I, inicio; Ato II, o clímax; Ato III, a complicação (opcional) e Ato IV, o desfecho”.

6 - Resuma a história de diferentes formas.

7 - Leia livros do gênero.

8 - Imagine uma das obras em outros gêneros.

9 - Se for realizar uma história em um tempo passado, pesquise sobre esse tempo, mitos e lendas urbanas.

10 - Pesquise sobre animais domésticos, selvagens e raros. Tente descrevê-los o máximo possível, para no caso de realizar um animal místico ou mitológico.

11 - Reescreva um livro de seu autor favorito trocando o personagem principal, a pessoa ou o estilo.


Feito por xenox_drago. Corrigido e postado por Alface.
Alface
Alface
Staff
Staff

Status : Mother Nature's slaughtered me... - I May Again Know John, John Frusciante.
Classe : Escritor
Feminino
Mensagens : 393
Pontos : 559

http://www.lealface.weebly.com

Ir para o topo Ir para baixo

Tutoriais de Narrativa Empty Re: Tutoriais de Narrativa

Mensagem por Wercton Greyjoy 24/12/2012, 12:39 am

Realmente são aulas encantadoras. Gostei muito da aula sobre o parágrafo. Percebi que já faz tempo que não é postada novas aulas, espero cinseramente que não tenham acabado esse projeto. E caso não tenha acabado eu gostaria de pedir por uma aula sobre o ponto-vírgula ( ; ).
Wercton Greyjoy
Wercton Greyjoy
Novato
Novato

Status : Procurando uma Esposa de Sal.
Classe : Leitor
Masculino
Mensagens : 2
Pontos : 1

Ir para o topo Ir para baixo

Tutoriais de Narrativa Empty Re: Tutoriais de Narrativa

Mensagem por Lord Drago 24/12/2012, 8:10 am

Wercton, creio eu que o projeto só atrasou mas acho que nossa ilustre Lady parece estar em dúvida quanto a continuar... Ficou feliz que tenha gostado das aulas, eu também as aprecio...
Lord Drago
Lord Drago
Novato
Novato

Status : e em nova zasal
Classe : Escritor
Masculino
Mensagens : 187
Pontos : 180

http://www.626a.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Tutoriais de Narrativa Empty Re: Tutoriais de Narrativa

Mensagem por Alface 24/12/2012, 10:41 am

Realmente são aulas encantadoras. Gostei muito da aula sobre o parágrafo. Percebi que já faz tempo que não é postada novas aulas, espero cinseramente que não tenham acabado esse projeto. E caso não tenha acabado eu gostaria de pedir por uma aula sobre o ponto-vírgula ( ; ).
Fico feliz que tenha gostado das aulas! =D Mas não sou eu quem está comandando mais o TdN, é o Lord Drago. Qualquer coisa, peça a ele para preparar um tutorial para você. =)
Alface
Alface
Staff
Staff

Status : Mother Nature's slaughtered me... - I May Again Know John, John Frusciante.
Classe : Escritor
Feminino
Mensagens : 393
Pontos : 559

http://www.lealface.weebly.com

Ir para o topo Ir para baixo

Tutoriais de Narrativa Empty Re: Tutoriais de Narrativa

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos